sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Resenha de Filme: O Incrível Exército de Brancaleone

De vez em quando eu dou umas incertas por alguma Lojas Americanas (não, eu não errei a concordâcia verbal...) porque eles sempre tem algumas pérolas em DVD a preço bem baixinho. Foi numa dessas visitas que eu encontrei um filme que havia visto há muitos anos atrás, quando eu era só um moleque borra-botas de 14anos, mas já interessado em cinema: O Incrível Exercito de Brancaleone (1966), dirigido por Mario Monicelli, e com o impagável Vittorio Gassman no papel principal de Brancaleone de Nórcio, um cavaleiro trapalhão, meio marrento, mas de alma pura!(rsrsr). O filme pega o periodo da Baixa Idade Média, onde o sistema feudal já dava sinais de desgastes. Mas nada disso importa muito.
Tudo começa com uns maltrapilhos vassalos dando uma surra non sense num cavaleiro, e se apossando de uma carta. Essa carta diz que o portador da mesma tem direito a se tornar o dono da fortaleza de Aurocastro (!!). Os vassalos tem uma idéia: encontrar um cavaleiro bravo e destemido para conseguir esse intento - e de quebra levar algumas moedas de ouro na brincadeira...É nessa que entra o Brancaleone de Vittorio Gassman, ireverente, atrapalhado, maluco, engraçadissimo. E lá vão eles viver aventuras, a la Don Quixote, em direção a Aurocastro. O desenrolar da história, só vc vendo o filme mesmo, mas te garanto: é risada na certa.
E como diz o incrivel exército de Brancaleone: Branca!Branca!Branca!Leon!Leon!Leon!
L'armata de Brancaleon (O Incrivel Exercito de Brancaleon), um dos clássicos italianos que te faz dar muita risada sem apelar para efeitos especiais ou forçação de barra.

Nenhum comentário: