terça-feira, 21 de abril de 2009

Tiradentes, o primeiro laranja do Brasil!!

Eu tinha uma professora no primeiro colegial que dizia que o Tiradentes foi o primeiro laranja da história brasileira!

Na época não entendi direito a colocação dela. Era uma professora engraçada, baixinha, com um jeito meio uspiano de ser (qualquer dia escrevo sobre isso aqui...), mas aquilo me intrigou: porque laranja, ora pois?!

Segundo a história oficial, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o mártir da Inconfidencia Mineira, movimento de independência do Brasil. Taí a primeira mentira: o movimento inconfidente viasava apenas a independência da provincia de Minas Gerais, e em nenhum momento visava a libertação dos escravos por exemplo. Até porque boa parte dos componentes do grupo de Inconfidentes pertencia ás altas classes oligárquicas. A elite, num português claro.
Foi nesse contexto que tudo se desenrolou. Traídos em dado momento, e esvaziados pela desobrigação de pagar a derrama (a quinta parte do ouro arrecadado era para o Rei), que era a principal reivindicação dos descontentes, o movimentos foi arrasado rapidamente. Impiedosamente.

O pobre Tiradentes (no sentido literal da palavra) acabou assumindo a culpa integral pela tal Inconfidência Mineira. De todos os envolvidos, foi o único que não teve a pena capital (morte!!) comutada para degredo (teje expulso!!) pela rainha D. Maria I: foi condenado a morte por enforcamento, e teve o corpo esquartejado em praça pública. Com o seu sangue se escreveu a carta que lavrou a certidão de cumprimento da sentença. Algumas partes do seu corpo foram levadas para outras cidades, onde ele estivera fazendo seus discursos republicanos.

Pois é, minha querida professora do colegial, cujo nome não me recordo agora, vc tinha toda a razão: Tiradentes foi, sem dúvida, se não o primeiro, o mais simbólico laranja do Brasil. Morreu pagando o pato que os outros deveriam também pagar.

Será que a gente deveria comemorar isso mesmo?

Tela de Pedro Américo, retratando o esquartejamento do Tiradentes: versão oficial levantada pelos republicanos, que viam em Tiradentes um "martir" capaz de unir o Brasil.

Se quiser saber mais, leia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes

Nenhum comentário: