domingo, 15 de fevereiro de 2009

A Decadência do Centro de São Paulo

Antes de mais nada, eu quero dizer logo de cara: eu amo o Centro da cidade. Já ando por essa região há mais de 20 anos, seja trabalhando, seja caminhando, seja curtindo os bares, botecos, centros culturais, ou seja lá o que fosse...O que acontece agora, a olhos vistos e, infelizmente para mim, empiricamente falando (já que sou morador do Centro), é muito, muito triste: o total abandono e decadência do Centro.

São Paulo na década de 1920: uma cidade européia.

A cidade de São Paulo, que na década de 1920 tinha um aspecto europeu, sofreu um processo de degradação ao longo dos anos, que culminou com a total decadência nos ano 1980. Mesmo decadente, as coisas que eu mais gostava estavam lá: prédios históricos, vida, história...de dia, um movimento mosntro, milhares de pessoas indo e vindo, na pressa que é muito caracteristica do paulistano; a noite, tudo vazio, e outros habitantes vindo tomar conta do pedaço. A pergunta que não saia a minha mente era: "Porque não se revitaliza essa área?O que há com esses caras de gravata (políticos) que não enxergam o potencial do Centro?"

Centro de São Paulo á noite: virtudes e perigos.

Pois bem, passaram os anos, novo século, e lá por 2001, começam projetos esparsos tentando revitalizar o Centro. Fiquei contente!Em 2004, 450 anos da megalópole, a situação havia se transformado: o centro, ainda com problemas, mas já masi humanizado, limpo, menos mendigos ou meninos de rua pedindo esmola. Caramba, estava dando certo!Então, paulatinamente, a situação começou a piorar. O que teria acontecido?

O crack e o vicio: uma praga que toma conta do meu querido Centro.

Política. É a única explicação que eu posso encontrar. Porque depois que o atual prefeito entrou, e junto com o atual governador, idealizaram o tal "Projeto Nova Luz", resolveram limpar a área a Luz, onde historicamente os viciados em crack e cocaína se reuniam. Pois bem, desapropriaram vários prédios em ruínas, tiraram os viciados de lá, polícia ostensiva no local...só que eles se concentraram tanto nesse projeto (que anda bem parado), que acabaram esquecendo o restante da região: assaltos, lixo, os viciados que habitavam a Luz, tudo, agora se concentram nas imediações do cruzamento da Av. São João com a Av. Ipiranga.

Eu ando infeliz por aqui, tô até procurando lugar novo pra morar, fora do Centro. E torcendo para que um dia essa região tenha a merecida atenção e respeito que já teve.

Viciados: os governos municipais e estaduais expulsaram essas pessoas da região da Luz, afim de tocar o projeto "Nova Luz", mas não resolveu o problema: legião de viciados espalhados nas ruas Aurora, Guaianases e Vitória.






Nenhum comentário: