terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Resenha de Livro: 1808

Acabei de ler o livro do Laurentino Gomes, o divertido 1808, que narra a chegada da família real portuguesa ao Brasil, e as incríveis transformações que isso acarretou à nossa terra varonil.
O livro é leve, divertido, e cheio de referência a outros livros importantes. A pesquisa foi feita com muito esmero, e a preocupação do autor foi o de alcançar o leitor comum, sem os termos técnicos que alguns autores mais acadêmicos usam. Numa das passagens mais interessantes (e tem várias!), Laurentino cita o que o grande Napoleão Bonaparte teria escrito sobre D. João VI: "Foi o único que conseguiu me enganar".

Há uns dois meses atrás, vi uma palestra do Laurentino lá no glorioso IHGESP (Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo), onde eu fiz a minha especialização no ano passado. Foi por causa da palestra, falando justamente sobre o livro, que eu resolvi lê-lo. Se vc se interessa por História, e quer saber um pouco mais sobre esse importante momento da trajetória do Brasil, esse é o livro.

1808, o livro de Laurentino Gomes que narra a trajetória da família real ao chegar no Brasil, transformar as instituições e preparar o caminho para a indepêndencia.

Morreu Betty Page, a rainha das pin ups!

Semana passada, faleceu Betty Mae Page. Um ataque cardíaco fulminante ceifou a idosa de 85 anos, que já havia algum tempo sofria com as contas da idade.
Mas afinal, quem foi Betty Mae Page?!


Eu amo essa foto!

Mais conhecida como Betty Page, essa mulher foi um ícone dos anos 50. Era das chamadas pin ups, Betty foi uma das primeiras modelos a ser capa da Playboy americana. E ela era linda mesmo. Quando vi pela primeira vez as fotos dela, há uns anos atrás, me encantei de cara. Numa mistura de inocência com safadeza, pureza e erotismo, essas fotos conseguiram me deixar aceso, imagina o que não fizeram com a molecada (e os marmanjos tb) da americana hiper moralista e cristã hipócrita da década de 50!!Os caras devia fazer altas homenagens para ela nos banheiros...(rs). O fato é que ela marcou época, quando fez uma sessão de fotos com o tema sado-masoquista, provocando a ira dos puristas. Até para depor ela foi convocada, diante de uma comissão parlamentar liderada por um senador chamado Carey Estes Kefauver, mais um obviamente hipócrita que, não tenho duvidas, adoraria se deitar com ela...


Betty Mae Page, ou simplesmente Betty Page.

As últimas notícias dela davam conta que tinha se tornado uma fervorosa religiosa, renegando totalmente o passado pin up. Vivia meio isolada, em alguma cidade perdida no meio dos Estados Unidos, quem sabe pensando em como foi agitada e sua vida...
Que Deus a conserve em bom lugar, ao lado dos chicotinhos, daquela franja linda e aquele olhar inocente: Betty, vc foi a maior!
Ela numa das fotos sensuais...ela foi demais!

Poema #3


OLHAR ALÉM DA LINHA

Levanto do meu leito
Me invade uma alegria
O Sol, lindo, me aquece
Estou vivo, maravilha!!

Lanço meu olhar no horizonte
E viajo para além da linha
Como correntes no oceano
Que levam mensagens de um lado
a outro

Tenho vontade de estar em casa
Mas percebo que hoje sou um errante

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

He(xa)gemonia Tricolor

Pois é, e pela terceira vez consecutiva, a sexta na história desde 1971 (oficialmente, o inicio do Campeonato Brasileiro), o meu querido Tricolor se sagra campeão. Meu médico já falou que essa minha paixão ainda vai me causar uma bursite: não páro de levantar taça todo ano!!Assim não dá, pô...(rsr)

Esse escudo é maravilhoso!!

Esse ano, confesso, o Sampa tava me decepcionando. Eu, que sou um cara realista, que não tapo o sol com a peneira, já vislumbrava no máximo uma vaga na Libertadores-09, coisa que muito são paulino de fé tb acreditava. O próprio Muricy dizia que o time não tava jogando nada...como contrariar?

Mas não é que os outros times deixaram, deram mole, e o Muricy, esse guerreiro, trabalhou a cabeça e as pernas do time, que foi vencendo, vencendo, vencendo...e chegamos a inacreditáveis 15 jogos invictos?Com um acampanha dessas, não podia dar outra coisa: hexa campeão, o
primeiro tri consecutivo da história do campeonato!!


Super Sampa!!

Ano que vem, a mira é em outro alvo: o tetra da Libertadores!!Esse, desde 2005 a gente não levanta!!Vamos montar um bom time, repor umas peças, manter a base, e ir buscar esse título!!

Poema #2

Aí vai mais um poema...disfruten!


Arrependimento

Hoje eu te olho de novo
Como um dia já te olhei
Te procuro, penso, e sofro:
Foi você quem sempre amei

Hoje, porem, já é tarde
Não posso mais te alcançar...
O impensável aconteceu:
Achaste outro para amar!

Vou mantendo as aparências,
Firme, pra não chorar
Mas a verdade (como dói) é:
Já há outro em meu lugar!

Eu errei...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dia Internacional de Combate á AIDS

Hj é o dia Internacional de Combate a AIDS. Data importante, marca a luta da humanidade contra o flagelo que é esse vírus. Marca tb a luta contra o preconceito e a ignorância, já que com alguns cuidados básicos, fica muito fácil evitar a contaminação. Isolar o soropositivo não é um deles...
Esse tá esperto! Já a moça, vai sofrer...(rs)
Me lembro que há poucos anos atrás, alguém que se declrasse soropositivo era marginalizado de cara. Para muitos, a pessoa com HIV era um morto vivo. AZT, retro-virais...a vida de um soropositivo não era fácil. Daí vieram os tais coqueteis, a coisa ficou mais tranquila, qualidade de vida, e falando claramente, SOBREVIDA. Mas isso trouxe junto um comportamento mais relaxado em relação a prevenção. "Se eu ficar doente, tomo o coquetel", eu cheguei a ouvir. Besteira pura!Só quem tem, ou conhece quem tem, sabe o que esse vírus faz com a vida da pessoa. Portanto, camisinha sempre!!

Quando a gente abre o baú...

Opa!!
Como dizem por aí, "quem procura acha": tava revirando uns disquetes velhos, afim de ver o conteúdo pra poder me livrar dessas relíquias...e não é que achei uma coisa interessante?
O ano era 1999. Ano agitado, de transformação do espírito e da mente...conheci muita gente, saí bastante pra bares, viajava muito, muito mesmo...numa dessas, sofri um acidente, indo pra Baixada Santista. Não morri por um milagre.
Isso provocou em mim uma instrospecção profunda, auxiliada, claro, pelo trauma natural que um acidente desses nos traz...foi nesse contexto, de efervecência e súbita depressão, que comecei a rabiscar uns poemas. Coisa nada boa, sem valor literato, mas que me ajudou muito a extravasar algumas coisas e sensações que eu não tava conseguindo por pra fora...foi legal, naquele momento. Hj esses poemas me parecem estranhos e distantes, mas não tenho vergonha de expô-los não. E é o que farei a seguir.
Semana após semana, colocarei um poema aqui. Até acabar com todos. Parafraseando uma música, "espero que (vcs) os aceite em paz."
Segue a baixo o primeiro:

A FILA

A fila leva ao alívio
A busca é pela cura
A demora é um martírio
Realidade é triste, dura...

Mas no meio da bagunça
Ainda encontramos humor
Para juntos, com esperança
Enfrentarmos a nossa dor!

Olhando para todas essas pessoas
Penso na dualidade do ser humano:
Seres de espíritos que os engrandecem,
Mas de corpos frágeis, vulneráveis...