sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Resenha de Livro: Maysa - Só Numa Multidão de Amores

Maysa foi uma daquelas artistas que a gente pode chamar de "diva", no melhor e no pior sentido. Dona de uma voz fenomenal, rouca e potente, arrebatou corações em meados dos anos 50, cantando canções e boleros, que se convencionou chamar de "música de fossa", "dor de cotovelo", e assim por diante. Era também uma mulher temperamental, explosiva, decidida e de presença marcante. E, sobretudo, uma sofredora nata.


Ela nasceu e cresceu fadada a se tornar estrela. Nos saraus que os pais davam em casa, gente do quilate de um Silvio Caldas e de uma Elizeth Cardoso frequentemente apareciam. Ela cantava nessas rodinhas informais. Nesses mesmos saraus, conheceu o marido, André Matarazzo Filho, membro de uma das mais ricas e respeitadas famílias paulistanas. Casou com 17 anos. E separou-se com 22.


O autor do livro, Lira Neto, desenrola muito bem o fio que nos conduz pela vida de Maysa. Eu li esse livro em duas semanas, e poderia ter feito em menos, de tão cativante que é. As tentativas de suícidio, o namoro com Ronaldo Bôscoli (e com a Bossa Nova), as loucuras intempestivas, a relação de amor/ódio com o público e a imprensa, seus amores e desamores, caso hilários e dramáticos, toda essa trajetória vc acompanha narrado de uma maneira bem interessante. Ao terminar o livro, a sensação que se tem é que Maysa podia ter dado mais, mas que tb ela deu tudo o que podia. Como uma supernova, deu tudo de si num curto espaço de tempo, brilhou demais, e se foi.

Maysa - Só Numa Multidão de Amores. O livro conta a história de uma das divas da música brasileira, tão louca quanto genial.

Se quiser saber mais, descobri um blog interessante:

http://sonumamultidaodeamores.blogspot.com/

Nenhum comentário: