terça-feira, 21 de abril de 2009

Dia do Indio, 19/4.

Passou meio desperecebido pra mim, afinal estava viajando aproveitando uma rara folga mais prolongada, mas dia 19 último foi comemorado o Dia do Índio.
Nos anos de 2003 a 2005, trabalhei como voluntário inicialmente, e depois como contratado, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Uma Secretaria corrompida pela politicagem e falta de verba, mas isso é assunto para outros tópicos...o que vem ao caso é que eu trabalhei em algumas Unidades de Conservação, parques estaduais na região metropolitana, entre eles Juquery, Guarapiranga e Jaraguá.
No Jaraguá passei o maior tempo, e lá me envolvi um pouco com a comunidade Guarani que vive aos pés do Pico do Jaraguá. Em situação lamentável há muitos anos, foi justamente naquele tempo em que eu passei ali no Jaraguá que a comunidade teve bastante ajuda da Prefeitura, tendo inclusive ganhado uma escola dentro de suas terras, especializada em cultura indígena. Mas a situação das etnias indígenas nas grandes cidades é calamitosa. São praticamente favelizados, vivendo de doações, esmolas, e as vezes delitos. Numa outra situação, conheci uma parte da etnia Pankaruru vivendo na favela da Av. Peri Ronchetti, na zona norte de Sampa. Triste realidade, que se estende a outras capitais onde tenha comunidades indígenas.
Gente de cidade grande, e os brasileiros em geral, realmente desconhecem, não lhes diz nada, a cultura indígena. Mesmo que ela tenha sido umas das matrizes da nossa cultura, junto com a negra e a européia.


Garoto guarani, uma das etnias que vivem na cidade de São Paulo: em geral, favelizados e aculturados, os guaranis em geral carregam uma reputação de "preguiçosos" por não gostarem de plantar.

Pico do Jaraguá: lugar sagrado para indígenas, hoje é uma unidade de conservação, chamado Parque Estadual do Jaraguá.

Um comentário:

Silvia Kalfoglou disse...

Pois é este lugar é maravilhoso...trabalho bem pertinho de lá e 2ª, 4ª e 6ª feira vejo o sol nascer com esta paisagem maravilhosa a frente de um sol lindo nascendo...
Como seria bom se as pessoas conhecessem um pouco melhor da cidade onde vivem!!!
Silvia - RUIV@!!!