sábado, 7 de março de 2009

Resenha de Livro: Gomorra

É em Nápoles, mas pode ser em qualquer grande cidade do mundo. São Paulo por exemplo, um exemplo bem acabado da atuação de grupos organizados e máfias. Rio de Janeiro, nem se fala. Envolvidos em vários setores da economia, esses grupos diversificaram a sua forma de atuação a tal ponto, que muitas vezes fica dificil saber o que é atividade legal, e o que é atividade criminosa.

Lendo o livro Gomorra, de Roberto Saviano, a sensação que eu tive foi de nó no estômago. Um nó que se fecha por pois motivos: um é a propria ação em si, ação da Camorra napolitana, que em certos momentos faz PCC e Comando Vermelho parecerem clubinhos juvenis; o outro motivo é perceber que aqui, do seu lado, do meu lado, podem estar acontecendo coisas bem semelhantes ao que se lê no livro. Trafico de drogas, corrupção policial e de políticos, lavagem de dinheiro, infiltração de empresas "fantasmas" para concorrências governamentais, etc, etc...Parece o Brasil, não é mesmo? E é isso que me deu uma sensação nada agradavel de estar cercado de lama.

Sobre a maneira que Roberto escreve, posso dizer que é pesada, mas extremanete interessante. Não consegui largar até acabar. O bacana do livro é que vc percebe a indignação do autor, do asco que a Camorra e sua ações causam no autor. E se Roberto escreveu o que escreveu, não foi porque "ouviu falar", mas sobretudo porque se envolveu com alguns camorristas pra saber a verdade. O cara esteve lá dentro, tomou um drink com o Diabo e saiu pra contar a história. Não á toa, foi jurado de morte pela Camorra, por contar ao mundo as atividades da Máfia.
Só uma explicação rápida: existem três tipos e "máfia" na Itália: A Camorra, na região de Nápoles; a Cosa Nostra, na Sicília; e a Ndrangheta, na Calábria. Todas bem atuantes.

Recomendo a leitura!

Vc acha a Máfia uma coisa de cinema, tipo Poderoso Chefão?Vc quase torce por Vito Corleone?Então leia esse livro e saiba que a Máfia pode estar mais perto de vc, do que vc imagina (e gostaria...).

Nenhum comentário: