quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Parque Estadual da Serra do Mar - Caminhos do Mar - Jan/2014

No dia 26/1 havia combinado com uma turma do CEU (Clube Excursionista Universitário) de fazer um programa que há muito tempo eu já ouvira, mas que não havia ainda tido a oportunidade de me organizar para fazê-lo. Como boa parte das coisas boas que acontecem na minha vida, essa veio meio inesperadamente, através de um convite por uma rede social. Resolvi aceitar, e lá fui eu.

Vista de Cubatão a partir da Estrada Velha de Santos

Na portaria de entrada, uma placa explica do que se trata o núcleo Caminhos do Mar
Saí de casa às 6h20 da manhã, com destino à São Bernardo do Campo, local de encontro com a galera e também nosso ponto de partida. Foi uma viagem rápida, domingo sem transito, e um dia que nascia livre de nuvens. Depois de pegar a rodovia Anchieta e a Estrada Velha do Mar, cheguei a portaria do núcleo por volta das 8h00. Fiquei ali até o pessoal começar a chegar.

Apresentações e identificações feitas, entramos finalmente no núcleo por volta das 9h30. Depois de estacionar os carros e de uma breve explanação da guia do parque, seguimos a pé em direção à parte da Estrada Velha que começa a efetivamente descer a serra em direção a Cubatão. No trajeto existem diversos monumentos e locais de visitação, e a primeira delas ocorre  no que é hoje o Centro de Visitantes, onde dá pra usar o banheiro e ver uma exposição permanente sobre a construção e manutenção da usina Henry Border, que se localiza no meio do caminho que passaríamos.


Totem na entrada do núcleo

Centro de Visitantes: no estilo indiano, a casa serviu de base para os ingleses que construíram a usina hidreletrica 


O primeiro desses monumentos é uma casa construída em 1922, em homenagem aos 100 da Proclamação da Independência. Chamada de Pouso de Paranapiacaba, a casa está impecável e foi restaurada recentemente. A vista da janela alcança toda a Baixada de Cubatão, além de uma cachoeira em frente. Realmente, um lugar muito bonito.

Seguindo em frente, passamos pelos enormes tubos que descem a serra abaixo, levando a água que gera energia nas turbinas da usina, logo acima. Um pouco mais abaixo, e temos contato com o primeiro fragmento da histórica trilha chamada Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado construído na época do Primeiro Reinado, em 1790. Considerado na época um dos caminhos mais modernos da colônia.

Pouso de Paranapiacaba: construção espetacular em homenagem ao centenário da independência do Brasil

Eu e a turma do CEU caminhando









Cachoeira em frente, nessa época bastante seca
Pouso de Paranapiacaba: construção histórica

Mapa rodoviário, montado em azulejo, do ano de 1923: incrível!


Montado em 1923

São 9,2 km de estrada abaixo

Vista do caminho do Mar
Bela vista de uma das curvas do Caminho do Mar
Tubos da usina Henry Border, que conduzem a água que gera energia no prédio acima. 

Simone Gambali caminhando por um trecho da Calçada do Lorena

Calçada do Lorena, e a galera descendo até o próximo monumento

Acabei pegando a Calçada do Lorena e descendo por ela, o que corta um bom caminho e poupa a energia para a subida de volta. Chegamos até ao monumento em homenagem ao então Governador de Província que mandou executar a construção da estrada, Bernardo José Maria de Lorena. A partir dali há duas opções: ou você segue caminho abaixo até a portaria de Cubatão (SP), completando os 9,2 km do caminho, ou retorna subindo o caminho que foi feito até agora. Escolhi a segunda opção, até porque o meu carro estava estacionado na entrada de São Bernardo do Campo.

Monumento em homenagem a Bernardo José Maria de Lorena, o construtor e então Governador da Provincia de São Paulo em 1790

Monumento na Estrada Velha de Santos, muito bonito
Eu, contemplando a imensa Mata Atlântica que cerca o Caminho do Mar 


Casa da Maioridade, mais um dos monumentos vistos no Caminho do Mar

Eu, e a Casa da Maioridade ao fundo
Belíssima construção 
Detalhe da parede da Casa da Maioridade 

Da sacada da Casa da Maioridade: Cubatão industrial


Dicas:

1. Leve boné, repelente e use um calçado bem confortável. A descida é constante e exige bastante do condicionamento físico. Vá preparado;

2. Importante fazer o agendamento antes, é uma exigência do parque. O contato é seguinte: 

Ecoturismo Caminhos do Mar

Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42 ao km 51
Funcionamento do roteiro: terça a domingo, das 9h às 16h; para visitas, é necessário agendamento pelo telefone (13) 3372 3307

www.energiaesaneamento.org.br


3. Caso você opte por sair pela portaria de Cubatão, saiba que terá que pegar um ônibus até Santos (SP), e depois mais um para subir de volta à São Paulo.


Nenhum comentário: