quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Resenha de Filme: Diários de Motocicleta

De cara, eu já aviso: sou fã de Che Guevara. Em 2007 estive mochilando na Argentina, e planejei visitar a casa onde Ernestito havia passado a infância, na cidade de Alta Gracia, região de Córdoba. Lá aprendi mais sbre a vida do menino e adolescente.
Falando propriamente do filme, o periodo retratado é o da primeira viagem que ele e Alberto Granado fizeram pela América do Sul. Foi essa viagem que lhe abriu os olhos e terminou por forjar a visão socialista que fizeram dele o revolucionário que se envolveria na Revolução Cubana, anos depois.

O filme é delicioso. Leve, agradável e divertido na dose certa. Eu penso que até para quem não sabe nada sobre Che Guevara vai gostar, porque ali não se trata de política, de Bem ou Mal, se trata de condições humanas, de experiências de vida. Tem algumas cenas que me marcaram muito: o casal de operários no Chile, a chegada deles em Machu Pichu, a ida deles para um leprosário no meio da floresta amazônica (não se esqueçam, eles eram médicos...). A poética do filme e a direção humana de Walter Salles Jr. dão o tom certo.






Diários de Motocicleta: a primeira viagem de Ernesto Guevara pela América do Sul, retratada de maneira humana e poética. Grande filme.

Nenhum comentário: