quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Deus do trompete!

Eu sou um amante de música. Sempre gostei, desde a mais tenra idade. mas tem umas coisas que a gente só passa a apreciar realmente quando já tem uma certa rodagem e experiência nessa louca vida. Foi assim que hj estou preparado pra falar de um cara que comecei a ouvir lá pela década de 90, mas só hj posso afirmar com total confiança: é um gênio. Tô falando de Miles Davis.
Talvez vc não o conheça; talvez vc só o conheça de ouvir falar, não sei...mas com certeza, se vc gosta de música, qualquer que seja ela, tenha a certeza que Miles Davis tem uma pontinha do seu dedo nela. Porque?Simplesmente porque esse cara foi um experimentador alucinado, estando na vanguarda de vários movimentos musicais: beebop, cool jazz, acid jazz, fusion...quando a galera tava querendo fazer a farinha, ele já tava pensando como rechear o bolo. E não sou eu que tô dizendo, tô só assinando embaixo declarações de gente com muito mais propriedade que eu
nesse assunto...





Hj eu comprei um cd clássico dele, o Kind of Blue. Não é só um cla´ssico dele, é um clássico do século 20, de acordo com o texto em inglês na embalagem. É estonteante, sensual, envolvente...Miles e seu trompete, sem uma palavra, consegue dizer muita coisa. E eu fico calado, com um sorrisinho no canto da boca, só curtindo...

Kind of Blue, um clássico não só do jazz, mas da música em geral no século 20.

Quer ver o Miles em ação? Clica nesse link:

http://br.youtube.com/watch?v=mji4nAk_8ZY

E tem um artigo no Wikipedia tb, se quiser saber mais da vida bem agitada desse cara:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miles_Davis

Nenhum comentário: