quinta-feira, 20 de novembro de 2008

INCA desaconselha o exame da "dedada"

Cara, essa eu não podia deixar passar batido...li num blog hj (blog do jornalista José Luis Teixeira) que o INCA (Instituto Nacional do Câncer) desaconselha o exame de toque de próstata para pessoas que não apresentam sintomas de câncer. As reações foram as mais divresas, os urologistas de um lado urrando de ódio, do outro nós, homens, sempre bobos e inseguros, felizes com essa notícia pitoresca. Eu consigo ver dois pontos importantes nessa notícia aí:

1º - Os urologistas tem uma certa razão em protestar contra a declaração do INCA. Será que é preciso esperar ficar doente, abrir a guarda e dar chance de diagnosticar um câncer tardio?Creio que não...mas também é irrefutável que os urologistas talvez tenham um medo de perder uma clientela já bem garantida pelo medo; talvez por isso essa grita toda...

2° - Para nós, pobres diabos que nos ferramos com a chegada da idade, o exame do toque retal é um tormento que vem acompanhado de muito folclore, mas a verdade é uma só: é humilhante pra caramba ficar lá, a mercê de outro homem, geralmente em posição rendida, esperando uma "dedada" investigativa...é invasivo, incômodo e se for possível evitar, melhor!Não passei por essa situação ainda, mas com 33 anos, já se começa a pensar mais frequentemente nisso...espero que até lá, a nossa medicina já tenha inventado alguma máquina capaz de detectar qualquer alteração só com o passar de um estetoscópio, ou coisa parecida...(rs)
Já pensou um dedo desse calibre te examinando?!
Se quiser ver a matéria da Folha de São Paulo sobre o post acima, mete o dedo e clica:
Se vc quiser dar uma olhadinha no blog do José Teixeira, clica:
Abraço,
Marcelo Baptista

Nenhum comentário: