quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Deus do trompete!

Eu sou um amante de música. Sempre gostei, desde a mais tenra idade. mas tem umas coisas que a gente só passa a apreciar realmente quando já tem uma certa rodagem e experiência nessa louca vida. Foi assim que hj estou preparado pra falar de um cara que comecei a ouvir lá pela década de 90, mas só hj posso afirmar com total confiança: é um gênio. Tô falando de Miles Davis.
Talvez vc não o conheça; talvez vc só o conheça de ouvir falar, não sei...mas com certeza, se vc gosta de música, qualquer que seja ela, tenha a certeza que Miles Davis tem uma pontinha do seu dedo nela. Porque?Simplesmente porque esse cara foi um experimentador alucinado, estando na vanguarda de vários movimentos musicais: beebop, cool jazz, acid jazz, fusion...quando a galera tava querendo fazer a farinha, ele já tava pensando como rechear o bolo. E não sou eu que tô dizendo, tô só assinando embaixo declarações de gente com muito mais propriedade que eu
nesse assunto...





Hj eu comprei um cd clássico dele, o Kind of Blue. Não é só um cla´ssico dele, é um clássico do século 20, de acordo com o texto em inglês na embalagem. É estonteante, sensual, envolvente...Miles e seu trompete, sem uma palavra, consegue dizer muita coisa. E eu fico calado, com um sorrisinho no canto da boca, só curtindo...

Kind of Blue, um clássico não só do jazz, mas da música em geral no século 20.

Quer ver o Miles em ação? Clica nesse link:

http://br.youtube.com/watch?v=mji4nAk_8ZY

E tem um artigo no Wikipedia tb, se quiser saber mais da vida bem agitada desse cara:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miles_Davis

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

INCA desaconselha o exame da "dedada"

Cara, essa eu não podia deixar passar batido...li num blog hj (blog do jornalista José Luis Teixeira) que o INCA (Instituto Nacional do Câncer) desaconselha o exame de toque de próstata para pessoas que não apresentam sintomas de câncer. As reações foram as mais divresas, os urologistas de um lado urrando de ódio, do outro nós, homens, sempre bobos e inseguros, felizes com essa notícia pitoresca. Eu consigo ver dois pontos importantes nessa notícia aí:

1º - Os urologistas tem uma certa razão em protestar contra a declaração do INCA. Será que é preciso esperar ficar doente, abrir a guarda e dar chance de diagnosticar um câncer tardio?Creio que não...mas também é irrefutável que os urologistas talvez tenham um medo de perder uma clientela já bem garantida pelo medo; talvez por isso essa grita toda...

2° - Para nós, pobres diabos que nos ferramos com a chegada da idade, o exame do toque retal é um tormento que vem acompanhado de muito folclore, mas a verdade é uma só: é humilhante pra caramba ficar lá, a mercê de outro homem, geralmente em posição rendida, esperando uma "dedada" investigativa...é invasivo, incômodo e se for possível evitar, melhor!Não passei por essa situação ainda, mas com 33 anos, já se começa a pensar mais frequentemente nisso...espero que até lá, a nossa medicina já tenha inventado alguma máquina capaz de detectar qualquer alteração só com o passar de um estetoscópio, ou coisa parecida...(rs)
Já pensou um dedo desse calibre te examinando?!
Se quiser ver a matéria da Folha de São Paulo sobre o post acima, mete o dedo e clica:
Se vc quiser dar uma olhadinha no blog do José Teixeira, clica:
Abraço,
Marcelo Baptista

Um feriado diferente

Hj, dia 20/11, é o Dia da Consciência Negra. Feriado em algumas cidades do Brasil, dia de sol gostoso aqui em Sampa.

Esse feriado foi criado em torno de uma certa polêmica, há uns anos atrás. "Porque comemorar o dia do negro?", "Se tem o dia da Cosnciência Negra, tem que ter o Dia da Consciência Branca também..." e por aí vai. Eu sinceramente acho importante uma data assim, ajuda a refletirmos um pouco sobre essa estranha situação que vivemos no Brasil - onde a "minoria" negra é quase metade da população nacional.


Mas nesse dia de feriado mais ou menos nacional, um personagem mundial me chama muito a atenção: Barack Obama. Talvez as pessoas não tenham compreendido a dimensão real que a eleição desse homem trouxe para os EUA e para o mundo. No dia seguinte á eleição americana, já se cogitava uma eleição de candidatos negros na Europa; se prospectava uma mudança de mentalidade nas relações raciais norte-americanas, que ainda contam com um ranço preconceituoso ainda bem presente por lá. Só por isso já valeu muito a pena a eleição desse moço...não vou entrar aqui no mérito político da coisa, vou esperar (e torcer por) um bom governo dele.



Bom, é isso que eu tenho a dizer nesse Dia da Consciência Negra...que a consciência não seja só negra, mas de todas as pessoas.


Abraço,

Marcelo Gibson

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Um show para deixar os olhos faiscando


Ontem, dia 10/11, eu tive o prazer de ver em ação umas das melhores bandas americanas que eu tenho notícia: R.E.M!!Rapid Eye Movement...rápido mesmo tava o meu coração!
Eu me lembro da primeira vez que eu vi Michale Stipe e Cia: estava eu em Curitiba, no ano de 2001, jogando bilhar em algum bar enfumaçado da capital parananese, quando vi a apresentação ao vivo daquela banda genial. O magnetismo daquele trio me hipnotizou, fiquei curtindo a apresentação, perdi umas partidas de bilhar por causa disso...mas ali ficou gravado na minha
retina a vitalidade daquela banda. Era o Rock in Rio 3.



O tempo passou, muita água passou embaixo da ponte, minhas opções musicais mudando...mas aquele show continuava lá. Quando o R.E.M confirmou a vinda á São Paulo, corri atrás de um contato (Vivi, te adoro!) e consegui um ingresso na faixa pra ver os caras.

Tudo aquilo que tinha me capturado pela tv, naquele distante 2001, voltou á tona com força total quando Stipe mandou os primeiros acordes de "Living well is the best revenge", música nova do mais recente disco, "Acellerate". Daí pra frente, uma mistura equilibrada de novas e velhas canções, baladas e rock na veia.



Novo CD do R.E.M, lançado esse ano.
Se quiser saber mais sobre essa banda, corre e clica aqui:

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ontem foi meu aniversário. 33 anos vividos intensamente, dramaticamente, apaixonadamente. Não sou um cara que gosta de comemorar meus aniversários, na verdade eu sempre faço festa pros outros mesmo...é um traço da minha personalidade, dificil de mudar agora, já com o couro mais castigado...





Não sei se posso considerar como "comemoraçao", mas ontem acabei participando de um city tour promovido pela Circuito São Paulo, uma agência de turismo bem conhecida aqui de Sampa. Pegamos o ônibus em frente ao Bar Brahma, tradicional ponto aqui no centro, e fomos em direção á Camisa Verde e Branco, uma escola antiga que eu adoro.





O ensaio tava bom, mas chegamos muito tarde lá, ficamos uns 20 minutos (só deu pra tomar duas cervas!) e seguimos para outra tradicional escola, agora a Peruche.

Lá ficamos mais tempo, o ensaio rolava animado, eu dancei bastante, suei. Foi legal, mas durou pouco. Achei que podia ter mais tempo.
Se quiser conhecer um pouco mais dessas escolas, entra aqui: