quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Um feriado diferente

Hj, dia 20/11, é o Dia da Consciência Negra. Feriado em algumas cidades do Brasil, dia de sol gostoso aqui em Sampa.

Esse feriado foi criado em torno de uma certa polêmica, há uns anos atrás. "Porque comemorar o dia do negro?", "Se tem o dia da Cosnciência Negra, tem que ter o Dia da Consciência Branca também..." e por aí vai. Eu sinceramente acho importante uma data assim, ajuda a refletirmos um pouco sobre essa estranha situação que vivemos no Brasil - onde a "minoria" negra é quase metade da população nacional.


Mas nesse dia de feriado mais ou menos nacional, um personagem mundial me chama muito a atenção: Barack Obama. Talvez as pessoas não tenham compreendido a dimensão real que a eleição desse homem trouxe para os EUA e para o mundo. No dia seguinte á eleição americana, já se cogitava uma eleição de candidatos negros na Europa; se prospectava uma mudança de mentalidade nas relações raciais norte-americanas, que ainda contam com um ranço preconceituoso ainda bem presente por lá. Só por isso já valeu muito a pena a eleição desse moço...não vou entrar aqui no mérito político da coisa, vou esperar (e torcer por) um bom governo dele.



Bom, é isso que eu tenho a dizer nesse Dia da Consciência Negra...que a consciência não seja só negra, mas de todas as pessoas.


Abraço,

Marcelo Gibson

Nenhum comentário: